Arquivo diário: 30/01/2014

Liturgia Diária 30/Jan/14

LITURGIA DIÁRIA DA PALAVRA
30/Jan/2014 (quinta-feira)

TÍTULO
Mc 4, 21-25 (ninguém acende uma vela...)

LEITURA: 2 Samuel 7, 18-19. 24-29: Oração de Davi
Leitura do Segundo Livro de Samuel.
Depois que Natã falara a Davi, o rei entrou no tabernáculo 18 foi assentar-se diante do Senhor, e disse: “Quem sou eu, Senhor Deus, que é a minha família, para que me tenhas conduzido até aqui? 19 Mas, como isto te parecia pouco, Senhor Deus, ainda fizeste promessas à casa do teu servo para um futuro distante. Porque esta é a lei do homem, Senhor Deus! 24 Estabeleceste o teu povo, Israel, para que ele seja para sempre o teu povo; e tu, Senhor, te tornaste o seu Deus. 25 Agora, Senhor Deus, cumpre para sempre a promessa que fizeste a teu servo e à sua casa, e faze como disseste! 26 Então o teu nome será exaltado para sempre, e dirão: “O Senhor Todo-poderoso é o Deus de Israel”. E a casa do teu servo Davi permanecerá estável na tua presença. 27 Pois tu, Senhor Todo-poderoso, Deus de Israel, fizeste estas revelação ao teu servo: ‘Eu te construirei uma casa’. Por isso o teu servo se animou a dirigir-te esta oração. 28 Agora, Senhor Deus, tu és Deus e tuas palavras são verdadeiras. Pois que fizeste esta bela promessa a teu servo, 29 abençoa, então, a casa do teu servo, para que ela permaneça para sempre na tua presença. Porque és tu, Senhor Deus, que falaste, e é graças à tua bênção que a casa do teu servo será abençoada para sempre”. — Palavra do Senhor. — Graças a Deus.

SALMO: Salmo 132(131), 1-2. 3-5. 11. 12. 13-14 (R. Lc 1, 32b): Para o aniversário da transladação da Arca
Lc 1, 32b O Senhor vai dar-lhe o trono / de seu pai, o rei Davi.
1 Recordai-vos, ó Senhor, do rei Davi / e de quanto vos foi ele dedicado; / 2 do juramento que ao Senhor havia feito / e de seu voto ao Poderoso de Jacó:
3 ‘Não entrarei na minha tenda, minha casa, / nem subirei à minha cama em que repouso, / 4 não deixarei adormecerem os meus olhos, / nem cochilarem em descanso minhas pálpebras, / 5 até que eu ache um lugar para o Senhor, / uma casa para o Forte de Jacó!’
11 O Senhor fez a Davi um juramento, / uma promessa que jamais renegará: / ‘Um herdeiro que é fruto do teu ventre / colocarei sobre o trono em teu lugar!
12 Se teus filhos conservarem minha Aliança / e os preceitos que lhes dei a conhecer, / os filhos deles igualmente hão de sentar-se / eternamente sobre o trono que te dei!’
13 Pois o Senhor quis para si Jerusalém / e a desejou para que fosse sua morada: / 14 ‘Eis o lugar do meu repouso para sempre, / eu fico aqui: este é o lugar que preferi!’

EVANGELHO: Marcos 4, 21-25: Como receber e transmitir o ensinamento de Jesus
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21 “Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? 22 Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24 Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25 Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais. Do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor!

LEITURA ORANTE

Oração Inicial (Querer)
Preparo-me para a leitura Orante, rezando com todos que na rede fazem este momento de oração:
Creio, meu Deus, que estou diante de ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim: eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças que sabes serem necessárias para mim.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

“Eu sou o CAMINHO” (Ler)
O que a Palavra diz para mim?
Atualizo a Palavra, ligando-a à minha vida. Também nós somos luz. Somos filhos da luz, comunicadores da luz de Deus e agimos agora em colaboração com Deus para levar esta mesma luz a outros. O bem-aventurado Alberione entendeu muito bem esta missão, quando em oração diante do Santíssimo Sacramento, ouviu: “Daqui quero iluminar. Eu estou com vocês”. Na Eucaristia está a nossa fonte de luz. Noutro momento, Alberione, ouviu: “Dou-lhes a minha luz. E me servirei de vocês para iluminar”.

“A VERDADE” (Refletir)
O que a Palavra diz?
Invoco a Santíssima Trindade com breve oração: Trindade Santíssima – Pai, Filho, Espírito Santo – presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser, eu vos adoro, amo e agradeço.
Leio atentamente o texto da Palavra do dia, na Bíblia: Mc 4, 21-25.
Neste texto aparecem os verbos: “acender”, “iluminar”, “conhecer”, “julgar”, “ter”, “receber”. São relacionados à lâmpada. A Palavra de Deus, é uma lâmpada que, antes de iluminar o caminho por onde vamos, ilumina-nos por dentro, ilumina a nossa consciência para que possamos conhecer, discernir a vontade de Deus. Nossa missão na Igreja é de ser luz. Como dizem os bispos, em Aparecida: “Os fiéis leigos são “os cristãos que estão incorporados a Cristo pelo batismo, que formam o povo de Deus e participam das funções de Cristo: sacerdote, profeta e rei. Eles realizam, segundo sua condição, a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo”. São “homens da Igreja no coração do mundo, e homens do mundo no coração da Igreja” (DAp 209).

“E a VIDA” (Orar)
O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Em sintonia com o coração de Jesus, rezo:
Jesus é luz, brilhante luz do céu.
Jesus é paz, inquieta e doce paz de Deus.
Jesus é Deus. Quem vê a vida iluminado pela luz que é Jesus, não anda em trevas, tropeça menos, também se torna luz.
Por isso eu pus a minha luz na luz imensa de Jesus.
Por isso eu pus a minha paz na paz imensa de Jesus, e depois disso eu já não temerei, não temerei não temerei a escuridão, a escuridão. Jesus é minha luz.

Qual a MISSÃO em minha vida hoje? (Agir)
Qual o novo olhar que a Palavra despertou em mim?
Cristo diz: “Eu sou a luz do mundo”( Jo 8, 12) e “Vocês são a luz do mundo”. (Mt 5, 14). Passarei o dia vendo com a luz de Deus, as pessoas, a família, o trabalho, os estudos, todas situações, o mundo, e sobretudo as pessoas com as quais você se relaciona mais de perto.Quero ser “pessoa da Igreja no coração do mundo, e pessoa do mundo no coração da Igreja”.
BÊNÇÃO
– Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
– Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

REFLEXÕES

(6) – A LUZ CUMPRE A SUA FUNÇÃO QUANDO ELA ILUMINA
É em relação à parábola precedente que o nosso texto deve ser compreendido. “Tua Palavra é lâmpada para os meus passos, luz para o meu caminho”, diz o salmista (Sl 119[118], 105). A Palavra de Deus é como a lâmpada. A luz cumpre a sua função quando ela ilumina, quando faz ver na escuridão. Mas o Novo Testamento diz que a pessoa também pode ser como a luz. É o caso de João Batista (cf. Jo 5, 35). Jesus é a “luz dos homens” (cf. Jo 1, 15ss; 8, 12); a comunidade cristã é luz: “vós sois a luz do mundo…” (Mt 5, 14-16). Ora, a luz simboliza a pessoa, iluminada pela fé, e a sua doutrina, a sua palavra. É de si mesmo que Jesus fala quando diz que uma lâmpada não pode ficar escondida. O que ele é se manifesta em seus gestos e palavras, e em tudo o que ele faz, se manifesta o Reino de Deus. A chamada de atenção dos vv. 24 e 25 é um apelo à compreensão profunda da palavra que o Senhor anuncia para não se fazer um juízo equivocado, nem se permanecer no erro. O que é dado por Deus através do ensinamento de Jesus é para produzir bons frutos.
ORAÇÃO
Pai, ensina-me a ser benevolente com quem deve ser evangelizado por mim, para que, no final de minha missão, eu possa também experimentar a tua benevolência.

(7) – PRECISAMOS SER MENOS RIGOROSOS COM O PRÓXIMO
Nós sempre damos desculpas para os nossos erros e, muitas vezes, nem os reconhecemos. Precisamos aprender a ser menos rigorosos com os outros e mais com nós mesmos!
“Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto” (Mc 4, 22).
Preste atenção, meu irmão, preste bastante atenção, minha querida irmã, a Palavra de Deus, hoje, nos diz que com a mesma medida que nós medirmos os outros, nós também seremos medidos e mais: será acrescentado ainda algo a mais.
Porque nós gostamos de medir, comparar e julgar os outros com uma medida muito extensa. É próprio do nosso ser egoísta ser rigoroso ao cobrar, ser rigoroso ao exigir as coisas dos outros. Nós temos mais facilidade em observar os pecados, as falhas e os erros que as pessoas cometem; e em sermos intolerantes e incompreensivos quando as pessoas falham conosco. E o pior de tudo é o excesso de rigor que nós temos, muitas vezes, com as pessoas; ao passo que com nós mesmos a medida é leve, o fardo é leve. Nós sempre damos desculpas para os nossos erros, para as nossas falhas; mais do que dar desculpas, nós, muitas vezes, nem os reconhecemos. E quando erramos, algumas vezes, a nossa cegueira é tão grande que queremos colocar a culpa nos outros!
Por isso hoje Jesus nos diz que tudo que está escondido um dia deverá se tornar manifesto, porque, por diversas vezes, escondemos as nossas sujeiras, pecados, corrupção e falhas debaixo do tapete, propositadamente ou não. Nós simplesmente ignoramos, muitas vezes, o que nós fazemos; pois a nossa cabeça tem um senso de justiça que, na verdade, não é nem justiça, é o nosso senso de ser ”justiceiros”. Nós queremos que os outros reparem o mal que cometeram contra nós; nós queremos ver as pessoas se arrastando, pedindo desculpas e perdão para nós. Contudo, nós pouco pedimos perdão ou desculpas aos outros, ou reparamos que erramos.
Nós, simplesmente, queremos que Deus nos perdoe sempre: ”Perdoe-me, Senhor! Perdoe-me, Senhor!”. No entanto, o nosso perdão ao próximo é medido, regrado, escondido debaixo de mágoas e ressentimentos. O que nós precisamos hoje é saber contrabalancear a nossa medida, nós precisamos aprender a ser menos rigorosos com os outros e mais com nós mesmos. Para isso precisamos nos conhecer melhor.
Quando nós nos conhecemos a fundo, quando nós temos um autoconhecimento daquilo que somos, das possibilidades e das falhas que nós podemos cometer, sabemos ser mais misericordiosos, bondosos, e compreender os limites e as fraquezas do outro.
Deus abençoe você!

(8) – A NECESSIDADE DA FÉ
Pouco a pouco, os discípulos foram firmando sua fé em Jesus. Nele depositavam plena confiança. Seu Mestre era veraz no que falava e fazia; não era um impostor. Seu modo de falar do Reino de Deus revelava sua superioridade em relação a todos os demais mestres, pois pregava com autoridade. Seu jeito de falar de Deus revelava que ele estava tão próximo de Deus, como jamais alguém estivera. Os discípulos consideravam-no o Messias esperado.
Entretanto, os momentos de provação e dificuldade é que testam a solidez da fé. Nem sempre os discípulos foram capazes de superar as perseguições, sem negar sua fé no Senhor. Quando sobrevinham tempestades, fraquejavam.
Então era preciso ter cautela para evitar precipitações. A presença de Jesus junto aos seus discípulos em dificuldade estava sempre garantida. Mesmo quando parecia não ter mais jeito, a não ser morrer, lá estava ele, numa forma de presença discreta, mas atenta e ativa, para socorrer a comunidade em apuros, e salvá-la.
A salvação dependia disto: reconhecer a presença do Senhor e recorrer à sua ajuda. De fato, ele estava mais próximo do que os discípulos podiam imaginar. Donde a necessidade premente da fé.
O Senhor protege a comunidade das investidas do mal. Os discípulos, por estarem em suas mãos, não têm por que temer seus adversários.
ORAÇÃO
Espírito de confiança inabalável, dá-me firmeza necessária para confessar minha fé no Senhor Jesus, em meios às tempestades desse mundo.

(9) – BOA NOVA PARA CADA DIA
… tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. (Mc 4, 22b).
Concentremos nossa atenção neste dia à primeira parte deste Evangelho.
É aquela em que Jesus afirma que … tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. (Mc 4, 22b).
O que Ele quis dizer?
Para que o entendamos, precisamos saber a quem Jesus estava falando isto naquele momento de sua pregação sobre o Reino de Deus.
Vimos, no Evangelho de ontem, que Jesus pregava a todas as pessoas do Povo de Deus.
No entanto, havia judeus que não aceitaram de modo algum o que Jesus dizia.
E, pior ainda, não queriam que o ensino de Jesus fosse conhecido por todos. Queriam escondê-lo. Primeiro ignorando o que Jesus ensinava. Depois, combatendo a mensagem de Jesus no meio do povo.
Eram estes que queriam esconder a luz da mensagem de Jesus.
Ora, Jesus advertiu seus discípulos que isto não podia acontecer por muito tempo.
O que Ele ensinou foi para iluminar todos os povos além do Povo de Deus.
Por isso disse também: … tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. (Mc 4, 22b).
A Luz do mundo era o próprio Jesus.
Ele mesmo o disse, como lemos em Jo 8, 12; 9, 5; 12, 46.
E até hoje esta Luz brilha para o mundo sem que ninguém consiga escondê-la.
Pensemos e rezemos o canto “Sim eu quero”:
(Copie este link para ouvir a música: http://letras.mus.br/catolicas/1933491/)

Sim, eu quero que a luz de Deus que um dia em mim brilhou
jamais se esconda e não se apague em mim o seu fulgor.
Sim, eu quero que o meu amor ajude o meu irmão
a caminhar guiado por tua mão, em tua lei, em tua luz, Senhor!

1. Esta terra, os astros, o sertão em paz.
Esta flor e o pássaro feliz que vês,
não sentirão, não poderão jamais viver,
esta vida singular que Deus nos dá.

2.  Em minh’alma, cheia de amor de Deus,
palpitando a mesma vida divinal
há um resplendor secreto do infinito Ser,
há um profundo germinar da eternidade.

3. Quando eu sou um sol a transmitir a luz
o meu ser é templo onde habita Deus,
todo céu está presente dentro em mim,
envolvendo-me na vida e no calor.

4. Esta vida nova, comunhão com Deus,
no batismo, aquele dia eu recebi,
vai aumentando sempre e vai me transformando,
até que Cristo seja todo meu viver.

(10) – ÀQUELE QUE TEM, SERÁ DADO; E AO QUE NÃO TEM, MESMO AQUILO QUE TEM LHE SERÁ TIRADO
Feliz o servo que atribui todos os seus bens ao Senhor. Aquele que, pelo contrário, reivindica uma parte para si mesmo, esse esconde dentro de si o dinheiro do Senhor Deus, e o que julga possuir ser-lhe-á tirado (Mt 25, 18. 28).
Feliz o servo que, quando é felicitado e homenageado pelos homens, não se tem por melhor do que quando o tratam como pessoa vil, simples e desprezível. Porque quanto vale o homem diante de Deus, é isso que ele vale na realidade, e nada mais. […]
Feliz o religioso que não sente prazer nem alegria a não ser nas obras do Senhor, e com elas leva os homens ao amor de Deus com toda a alegria. […] Feliz o servo que não fala para se enaltecer, que não exibe o seu valor e que não está sempre ansioso por tomar a palavra, mas que fala e responde com sabedoria e reflexão. Ai do religioso que, em vez de guardar em seu coração o bem que o Senhor lhe faz, e em vez de deixar que os outros o vejam através das suas obras, o quer mostrar às pessoas por palavras para obter elogios. Com isso recebe a insignificante recompensa que cobiçava, mas os que o ouvem pouco fruto recolhem. […]
Feliz o servo que arrecada, mas no céu (Mt 6, 20), o tesouro das graças que o Senhor lhe oferece, e que não anda a apregoá-las aos homens para deles obter recompensa, porque o próprio Altíssimo manifestará as suas obras a quem Lhe aprouver. Feliz o servo que guarda em seu coração os segredos do Senhor.

(11) – COM A MESMA MEDIDA
Neste Evangelho Jesus nos orienta para que as nossas ações se comparem a lâmpadas acesas colocadas em lugar bem alto a fim de iluminar todas as pessoas. Em outras palavras Ele nos incentiva a sermos luzeiros a clarear o caminho de quem estiver necessitando do conhecimento de Deus. Por isso, as nossas ações devem revelar o que cultivamos dentro de nós mesmos (as)! Se cultivarmos em nós bons pensamentos e regarmos os nossos bons sentimentos poderemos também realizar boas obras as quais são como lâmpadas acesas as quais podem ser vistas por todas as pessoas. Do contrário, quando falseamos, e blefamos escondendo as nossas reais intenções nós também somos capazes de praticar ações duvidosas que, mesmo aparentando gestos bondosos, são, no entanto, arapucas que armamos para que outros caiam. Aí, nós revelamos apenas a escuridão que há dentro do nosso coração. Jesus continua nos advertindo em relação às nossas ações e, agora também, quanto aos nossos julgamentos quando diz: “com a mesma medida com que medirdes também vós sereis medidos”. Muitas vezes nós usamos critérios muito exigentes para com o próximo e não nos apercebemos de que com o mesmo rigor nós também seremos julgados (as), e,… por nós mesmos (as)! A medida, então, é a que nós usamos, isto é, a nossa medida. Portanto, que tenhamos o cuidado de purificar os nossos pensamentos e sentimentos a fim de que possamos atuar com sinceridade e com transparência irradiando ao mundo a Luz que vem do Senhor. E que as nossas ações e os nossos julgamentos para com os nossos irmãos (ãs) sejam feitos com uma medida ajustada à nossa própria fraqueza, portanto, cheios de misericórdia e compaixão.
– Você é uma pessoa transparente e sincera?
– As suas ações acompanham os seus sentimentos e pensamentos ou você consegue camuflá-las?
– Você é muito rigoroso (a) com os erros das pessoas?
– E com os seus?
– Você é uma pessoa que se impacienta por qualquer coisa?
– Qual é a sua medida?

(12) – REFLEXÃO
A nossa vida não pode ser como a dos fariseus, que aparentam ser uma coisa quando na verdade são outra. Somos chamados a ser filhos da luz e a viver como filhos da luz, testemunhando o amor e a presença de Deus para todas as pessoas. Os nossos pecados se opõem a esse chamado, dificultando o nosso testemunho e obscurecendo a presença de Deus. Mas Deus age com misericórdia para conosco, se procuramos nos reconhecer pecadores e buscamos a nossa conversão juntamente com a conversão dos nossos irmãos e irmãs. Mas se agimos como fariseus, demonstrando uma santidade que não temos e condenando os pecados das outras pessoas, Deus nos pagará com a mesma moeda.

(16) – SERÁ QUE A LÂMPADA VEM PARA FICAR DEBAIXO DE UMA CAIXA OU DEBAIXO DA CAMA?
Hoje, Jesus nos explica o segredo do Reino do Céu. Inclusive utiliza uma certa ironia para mostrar-nos que a “energia” interna que tem a Palavra de Deus —a própria Dele—, a força expansiva que se deve estender por todo o mundo, é como uma luz, e que esta luz não pode ficar embaixo do alqueire «Dizia-lhes ainda: Traz-se porventura a candeia para ser colocada debaixo do alqueire ou debaixo da cama? Não é para ser posta no candeeiro?» (Mc 4, 21).
Por acaso podemos imaginar a estupidez humana que seria colocar a vela acesa embaixo da cama?
Cristãos com a luz apagada ou com a luz acesa com a proibição de iluminar! Isto sucede quando não pomos ao serviço da fé a plenitude de nossos conhecimentos e de nosso amor. Quão antinatural resulta o egoísmo sobre nós mesmos, reduzindo nossa vida ao limite de nossos interesses pessoais! Viver sob a cama! Ridícula e tragicamente imóveis: “autistas” do espírito.
O Evangelho —pelo contrário— é um santo arrebato de Amor apaixonado que quer comunicar-se, que necessita “dizer”, que leva em si uma exigência de crescimento pessoal, de maturidade interior, e de serviço aos outros. «Se dizes: Basta! “Estás morto», diz Santo Agostinho. E São Josémaria: «Senhor: que tenha peso e medida em tudo…, menos no Amor».
«‘Se alguém tem ouvidos para ouvir, que ouça.’ Lhes dizia também: ‘Ele prosseguiu: Atendei ao que ouvis: com a medida com que medirdes, vos medirão a vós, e ainda se vos acrescentará.’» (Mc 4, 23-24). Mas, que queres dizer com escutar?; Que devemos escutar? É a grande pergunta que devemos fazer. É o ato de sinceridade para com Deus que nos exige saber realmente que queremos fazer. E para saber o que devemos escutar: é necessário estar atento às insinuações de Deus. Devemos nos introduzir no diálogo com Ele. E a conversa põe fim às “matemáticas da medida”: «Ele prosseguiu: Atendei ao que ouvis: com a medida com que medirdes, vos medirão a vós, e ainda se vos acrescentará. Pois, ao que tem, se lhe dará; e ao que não tem, se lhe tirará até o que tem» (Mc 4, 24-25). Os interesses acumulados de Deus nosso Senhor são imprevisíveis e extraordinários. Esta é uma maneira de excitar nossa generosidade.

NINGUÉM AMA O QUE NÃO CONHECE

CELEBRAÇÃO DE HOJE

 III SEMANA DO TEMPO COMUM
(VERDE – OFÍCIO DO DIA)

RITOS INICIAIS

Monição ambiental ou Comentário Inicial
O ser humano nasceu para brilhar. A glória de Deus é o homem que vive em plenitude. E devemos ser luz para o mundo, com muita generosidade e gratuidade. Deus não se cansa de perdoar e o cristão não pode se cansar de crescer. O mérito de Davi ser escolhido rei é sua família escolhida para ser ascendente de Jesus, não é de Davi e sim mérito do próprio Deus. Assim também, se nós cremos e estamos aqui, não é mérito nosso e sim obra da bondade do próprio Deus. Ele é a luz que brilha em nós para que possamos ser uma luz brilhando no mundo.

Antífona de Entrada
Cantai ao Senhor um canto novo, cantai ao Senhor, ó terra inteira; esplendor, majestade e beleza brilham no seu templo santo (Sl 95, 1. 6).

Oração do Dia ou Oração da Coleta
Deus eterno e todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DA PALAVRA

Monição para a(s) leitura(s)
Deus nos fala. Davi expressa a gratuidade de Deus ao lhe dar tão grande missão, ainda que nem sempre tenha sido exemplar no cumprimento dessa missão. Com a mesma gratuidade Deus nos escolheu e adotou como filhos. Por isso, temos de ter coração grande, para brilhar muito no mundo testemunhando a mesma gratuidade de Deus.

Monição ou Antífona do Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.

Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para todo o que nele crer encontre a vida eterna (Jo 3, 16).

Oração Universal ou Oração dos Fiéis
Conforme nos orienta a IGMR, no Cap. II, LETRA B, números 69, 70 e 71, vamos deixar que cada Comunidade possa realizar a sua Oração Universal colocando nela, a sua realidade comunitária, não devendo esquecer que, normalmente serão estas as séries de intenções, além das pessoais de cada um, caso seja dada a oportunidade pelo celebrante ao povo de se expressar:
a) Intenções pelas necessidades da Igreja;
b) Intenções pelos poderes públicos e pela salvação de todo o mundo;
c) Intenções pelos que sofrem qualquer dificuldade;
d) Intenções pela comunidade local;
e) Intenções pessoais da comunidade.

LITURGIA EUCARÍSTICA

Oração sobre as Oferendas
Ó Deus, acolhei com bondade as oferendas que vos apresentamos para que sejam santificadas e nos tragam a salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão
Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! (Sl 33, 6).

Oração depois da Comunhão
Concedei-nos, Deus todo-poderoso, que, tendo recebido a graça de uma nova vida, sempre nos gloriemos dos vossos dons. Por Cristo, nosso Senhor.

RITOS FINAIS OU RITOS DE ENCERRAMENTO

Ide em Paz!

FONTES DE CONSULTAS E PESQUISAS

Vamos expor a seguir de onde pertencem os textos que nos preenchem todos os dias, nos dando um caminho com mais sabedoria, simplicidade e amor.

FONTE PRINCIPAL DE PESQUISA E INSPIRAÇÃO
bc3adblia1

FONTE DE CONSULTA – IGMR (INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO – 1ª EDIÇÃO / 2008)
IGMR

REFLITA!

O importante não é a pessoa que escreve, mas quem foi que inspirou essa pessoa a escrever. O importante não é como se lê o que está escrito, mas como se age. O importante não é sentar-se à direita ou a esquerda do Pai, mas sim, realizar o trabalho que Ele nos pede. Ter conhecimento não é ter sabedoria, sabedoria é ter discernimento e saber compartilhar o conhecimento.

FONTES DE ORIENTAÇÕES E PESQUISAS

(1.1) – Blog Liturgia Diária da Palavra de Deus (Reflexões e Comentários);
(1.2) – Periódico Mensal: Liturgia Diária (Editoras Paulinas e Paulus);
(1.3) – Periódico Mensal: Deus Conosco (Editora Santuário);
(5) – Portal Editora Santuário;
(6) – Portal Editora Paulinas;
(7) – Portal e Blog Canção Nova;
(8) – Portal Dom Total;
(9) – Portal Edições Loyola Jesuítas;
(10) – Portal Evangelho Quotidiano;
(11) – Blog Liturgia Diária Comentada;
(12) – Portal CNBB (A Palavra de Deus na Vida);
(13) – Portal Catequisar: Catequese Católica;
(14) – Portal Comunidade Católica Nova Aliança;
(15) – Portal Fraternidade O Caminho;
(16) – Portal Evangeli.net;
(17) – Portal Padre Marcelo Rossi;
(18) – Um Novo Caminho;
(19) – Portal Dom Total: Roteiro Homilético;
(20) – Portal de Catequese Católica;
(21) – Blog Homilia Dominical;
(22) – Portal NPD Brasil;
(23) – Portal Canção Nova: Música;
(24) – Portal Editora Paulus;
(25) – Portal Católica Net;
(26) – Portal Católico Orante;
(27) – Rádio Catedral FM 106,7: Liturgia Diária;
(28) – Portal Comunidade Resgate;
(29) – Portal Católico na Net.

MENSAGEM PARA VOCÊ E PARA MIM MESMO

Mais vale o desconforto da VERDADE, do que a comodidade da MENTIRA. E usando a essência da Oração da Serenidade, devo orar:

Ó meu Deus e Senhor, Pai de misericórdia e Salvação, que em seu Filho Jesus perdoou os nossos pecados, e com o seu Santo Espírito, paráclito nesse nosso mundo que caminha conosco, apenas em Ti posso almejar a vida eterna, socorre-me e ouvi-me: Se o ERRO está em mim, que DEUS possa me dar a HUMILDADE de aceitar que estou errado. Que Jesus me dê a SERENIDADE, para aceitar que tem coisas que não posso mudar. E que o Espírito Santo me dê a CORAGEM, suficiente para mudar aquelas coisas que dependem de mim, mesmo que sejam difíceis.

E para complementar os alicerces de orações da minha vida, faço como o santo Tomás de Aquino:

Concede-me, Deus misericordioso, que deseje com ardor o que tu aprovas, que o procure com prudência, que o reconheça em verdade, que o cumpra na perfeição, para louvor e glória do teu nome. Põe ordem na minha vida, ó meu Deus, e permite-me que conheça o que tu queres que eu faça, concede-me que o cumpra como é necessário e como é útil para a minha alma. Concede-me, Senhor meu Deus, que não me perca no meio da prosperidade nem da adversidade; não deixes que a adversidade me deprima, nem que a prosperidade me exalte. Que nada me alegre ou me entristeça para além do que conduz a ti.”

Viver CORRETO e falar a VERDADE hoje são tão difíceis quanto na época de Jesus, pois é muito mais fácil aceitar a MENTIRA e fazer o ERRADO. Viver no CAMINHO, VERDADE E VIDA, que é o próprio Cristo Jesus, tem que ser uma caminhada diária. O futuro é desejo e pensamento. O passado é aprendizado e lembrança. O hoje é realidade, isso quer dizer: CRISTO.

Meus amigos(as) de coração, meus irmãos(ãs) em Cristo Jesus, lembrem-se: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.” “Não julgues para não seres julgados.” “A quem é muito dado, muito será cobrado.”

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-