Liturgia Diária 04/03/17

Liturgia Diária 04/03/17 (Sábado) – Lucas 5, 27-32.

REFLEXÃO COMPARTILHADA DE HELENA SERPA E VALDIR MARQUES

Este Evangelho trata do convite que Jesus fez a Levi, que será chamado Mateus, para ser seu discípulo.

Jesus se agradou de Levi um cobrador de impostos, pecador público, com a fama de explorador dos pobres e de ladrão, a ponto de chamá-lo para que O seguisse.

Jesus não olhou para o pecado de Levi, mas para alguém que precisava de perdão e de conversão. A mentalidade de Jesus não era conforme o que pensam os homens aqui em baixo. Era a mentalidade do céu!

Se compararmos as ações de Jesus em relação aos pecadores com as nossas reações diante do pecado dos nossos irmãos, verificaremos que ainda estamos muito longe de ser cristãos!

Quando seguimos as concepções do mundo e de como a maioria das pessoas pensam e agem, a Palavra de Deus nos confunde, pois fala justamente o avesso do que estamos acostumados a ouvir, e até mesmo o que fazemos.

Neste Evangelho Jesus nos esclarece e ensina que a Sua Missão tem uma finalidade muito diversa daquela que muitas vezes nós alcançamos. Por isso, Ele continua a nos dizer que não veio chamar os justos, mas os pecadores e é a estes que Ele procura.

Precisamos, pois nos reconhecer pecadores para que Jesus também nos diga: “segue-me” Então, Ele nos dará oportunidade de conversão e de vida nova. Mesmo que sejamos os piores pecadores e pecadoras, Jesus nos vê e nos chama. Levi atendeu prontamente ao chamado de Jesus e O seguiu.

Em virtude da sua atitude de acolhimento ao chamado de Jesus, ele pôde recebê-Lo para um grande banquete na sua casa e convidando, justamente, os que mais precisavam de ajuda. Ele não procurou outras pessoas para que Jesus pensasse ser ele “gente boa”, mas sim, os que estavam doentes como ele e necessitados de cura.

Quanto mais doente, isto é, quanto mais pecador for alguém, maior será o perdão e a sua cura.

Jesus nos diz: “os que são sadios não precisam de médicos, mas sim os que estão doentes!”

Quanto mais reconhecermos a nossa enfermidade mais teremos a Jesus como médico da nossa alma e conseguiremos a cura do nosso coração.

A nossa necessidade de conversão é perene e nunca podemos nos contentar com o que já progredimos. A cada dia precisamos ouvir o chamado de Deus.

Necessitamos recebê-Lo na nossa casa e sentarmo-nos na mesa com Ele, juntamente com aqueles com os quais convivemos.

Jesus, o Salvador, viera salvar. Salvar quem estava impuro, quem estava no pecado, quem estava espiritualmente doente. É por isto que Jesus responde aos fariseus: “Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”. (Lc 5,32).

Se os fariseus tivessem entendido bem, entenderiam que os pecadores eram eles:

— por soberba,

— por orgulho,

— por se colocarem acima dos outros;

— por pretensão de santidade.

Jesus viera também para eles.

Mas, como o orgulho é o maior pecado que endurece o coração, esta soberba fez com que os pecadores fariseus se considerassem justos, santos. Isso era falso, mas eles não se enxergavam cheios de pecado.

O que esta passagem do Evangelho nos ensina?

Nos ensina a não sermos como os fariseus. Nós consideramos os outros mais pecadores do que nós. No entanto somente Deus sabe qual é o pecado de cada um, quem é justo ou pecador.

Com humildade peçamos a Jesus para conhecermos nosso íntimo e reconhecer nossos pecados, sem julgar os outros e sim a nós mesmos.

Veremos então que em sua bondade Jesus veio mover nossos corações ao amor de Deus, então, estaremos convertidos e salvos por Ele.

Deus abençoe você! FIQUE NA PAZ DE JESUS!

Um abraço fraterno, e que tenhamos um abençoado dia na graça do Senhor.

Humildemente, seu irmão na Fé, Flávio Eduardo.

slide1 slide2 slide3 slide4 slide5 slide6 slide7 slide8 slide9

Anúncios
Esse post foi publicado em Religião. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s