Liturgia Diária 08/03/17

Liturgia Diária 08/03/17 (Quarta) – Lucas 11, 29-32.

REFLEXÃO PESSOAL E COMPARTILHADA DE VALDIR MARQUES E HELENA SERPA

““Aqui está quem é maior que Salomão” (Lc 11,31g).

“Aqui está quem é maior que Jonas” (Lc 11,32e).

Quantas vezes temos todas as condições para nos converter, para nos arrepender, para nos confessar de nossos pecados, mas por qualquer motivo não o fazemos? Nosso comodismo e indiferença às advertências de Deus são a causa disto.

Na vida espiritual corremos o risco de não dar a importância devida ao que Deus nos ensina, corrige, inspira, aconselha, tudo com amor de Pai. Isto pode ser de tal modo tão perigoso que corremos o risco de deixar passar a ocasião preparada por Deus para nossa conversão e morrermos em pecado. Podemos, finalmente, terminar na morte eterna, no inferno. Não pensemos que isto pode ser desconsiderado. Foi por motivos como este que Jesus condenou um grande número de judeus que em seu tempo não chegaram a entender que a Salvação era Ele quem trazia ao mundo. Foi por isto que a classe dirigente de Israel ignorou Jesus e o Reino de Deus, terminando por perder a Salvação que Jesus lhes trouxera.

Jesus não trouxe a Salvação para que nós não lhe déssemos a menor importância. Isto somente acontece quando somos ignorantes espirituais.

Podemos ficar fora do Reino de Deus e perder a Vida Eterna mesmo tendo vivido muitos anos dentro da Igreja. É para isto que o Evangelho de hoje nos adverte.

Assim como Jesus falou, nós também podemos fazer parte de uma geração má, quando vivemos pedindo ao Pai sinais e motivos para assumir a vida nova que Ele nos propõe. É a geração daqueles que querem um sinal para acreditar, que precisam ver para crer e por isso, não enxergam o que está um pouco além da mesma vidinha medíocre e sem objetivo do ter, do prazer, do poder, do divertir-se, do amealhar.

Muitas vezes colocamos como condição para a nossa conversão, os milagres que precisam acontecer na nossa vida e limitamos o poder de Deus às nossas necessidades e interesses pessoais. Os ninivitas se arrependeram e se converteram somente com a pregação de Jonas.

Se a rainha de Sabá foi, de sua distante terra, procurar a sabedoria de Salomão, mais ainda deviam procurar a Sabedoria de Deus, na pessoa de Jesus Cristo, os judeus de seu tempo. Muitos dos que conviveram com Ele não O levaram a sério e foram condenados.

A rainha do sul (rainha de Sabá) limitou-se a seguir os conselhos de Salomão, e todos foram salvos. E nós? A quem devemos ouvir para não fazermos parte dessa geração que caminha para o mal?

Se os ninivitas se converteram após ouvir um profeta que foi a Nínive para lhes pregar a conversão e assim evitar a punição divina, muitos contemporâneos de Jesus não quiseram reconhecer Nele O Profeta que Moisés profetizara em Dt 18,18. Assim estes que desprezaram Jesus, O Profeta de Israel, terminaram condenados à morte eterna.

Temos a possibilidade de encontrar Jesus todos os dias.

Jesus veio como um sinal do Pai para a humanidade. Ele é, portanto, a grande manifestação do Amor do Pai por cada um de nós. É maior do que Jonas e maior que Salomão que atraiu para si reis, pela sua sabedoria.

Nós precisamos fazer parte de uma nova geração, que tenha Jesus como único sinal, por isso, não necessitamos de outros sinais para acreditar na força e no poder de Deus.

Nós temos hoje a Palavra de Deus como Sinal da Sua presença no meio de nós. Ela é a bússola de Deus para nós. Hoje, a geração má é aquela que é constituída de uma multidão de pessoas que não crê na Palavra de Deus e não segue os Seus ensinamentos esperando por alguma coisa que venha a acontecer e que seja visível aos seus olhos e sensível ao toque.

Olhemos para Jesus: Ele é o grande sinal do Pai para nós e nos quer dar salvação e vida abundante.

E todos nós podemos estar junto à Jesus todos os dias, pois Jesus está ao nosso alcance sempre que O procuramos, na Eucaristia. E procurá-Lo sempre, é que deve ser nossa maior ocupação.

Não foi isto que fez Maria, irmã de Marta, no dia em que Jesus as foi visitar?

Maria escolheu a melhor parte que não lhe foi tirada: ouvir dos lábios de Jesus a verdadeira sabedoria (Lc 10, 42).

Sejamos fiéis a Jesus Cristo: procuremos sua companhia e intimidade sempre, mesmo em meio a nossas maiores ocupações: nosso coração esteja atento a tudo o que Ele nos ensinar, para nos conduzir à felicidade da Vida Eterna.”

Deus abençoe você! FIQUE NA PAZ DE JESUS!

Um abraço fraterno, e que tenhamos um abençoado dia na graça do Senhor.

Humildemente, seu irmão na Fé, Flávio Eduardo.

Anúncios
Esse post foi publicado em Religião. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s