Liturgia Diária 24/03/17

Liturgia Diária 24/03/17 (Sexta) – Mc 12, 28b-34.

REFLEXÃO PESSOAL E INSPIRADA NA DE HELENA SERPA.

A maioria de nós, hoje, somos este “mestre da Lei”. É verdade. Querem ver?

— Ele – o mestre da lei – tem o conhecimento de quais são os mandamentos mais importantes. Pois bem, nós também temos o conhecimento destes mesmos mandamentos, não é mesmo? E, sendo assim, sempre nos focamos mais naquilo que conhecemos e temos o entendimento.

Em nosso “achar” que apenas saber quais são estes mandamentos já nos basta, vem Jesus, e nos dá um pequeno toque que, não basta apenas conhecer, mas devemos viver.

Olhe bem o que Jesus disse ao “mestre da lei”:

— Tu não estás longe do Reino de Deus.

Isso também serve para nós, pois, não basta apenas ter o conhecimento e falar para todos que nos cercam quais são estes mandamentos. Como no caso do mestre da lei, também nós, devemos colocar em prática naquilo que acreditamos como sendo o caminho para chegarmos à vida eterna em Jesus.

Um dos primeiros passos que devemos ter como meta, é tentarmos sermos humildes e sabermos ouvir à Deus em nossas orações e, com aqueles que nos cercam e tentam nos mostrar com bons exemplos quais são esses passos.

O mestre da lei nesse diálogo com Jesus não foi debater ou discutir sobre religiosidade ou política, mas sim, ter em esclarecimento se aquilo que ele compreendia das escrituras era verdadeiro.

Jesus nesse diálogo com o mestre da lei não foi acusá-lo ou julgá-lo, mas sim ajudá-lo a compreender que para se chegar ao Reino de Deus não basta apenas saber, mas, viver.

“Ouve, ó Israel!”

“O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força!”

O fundamento da Lei de Deus é o AMOR, portanto, Amar a Deus, a si mesmo e ao próximo é o resumo de todo o ensinamento divino. No entanto, só poderemos praticar o primeiro mandamento, se primeiramente, ouvirmos a Deus quando se manifesta na Sua Palavra e nos ensina a fazer todas as coisas.

Como poderemos amar a Deus e aos irmãos se não soubermos como agir para entrar em comunhão com eles?

Ouvir o Senhor, escutá-Lo e atendê-Lo de todo o coração, alma e entendimento, é o mesmo que amá-Lo com toda a nossa força. Todo aquele (a) que entende de coração essa verdade não está longe do Reino de Deus, foi isto que Jesus disse àquele escriba. Portanto, poderemos ter a certeza de que estamos vivendo o reino dos céus aqui na terra, se estivermos ouvindo a Deus e acolhendo o mandamento do Seu amor, tendo-O como único Deus e Senhor dos nossos relacionamentos.

É com o Amor de Deus que conseguiremos amar ao próximo, como a nós mesmos.

A Palavra nos garante que Deus nos amou primeiro, e é por meio dela que o Amor de Deus penetra no nosso coração e nos toca dando-nos o entendimento do amor que devemos ter para com os nossos irmãos e irmãs.

Quando nos amamos, nós nos aceitamos e praticamos o amor ao próximo por amor a Deus. Ai, então, podemos ter a plena consciência de que estamos realizando a vontade do Pai.

Maior que todos os holocaustos e sacrifícios, são o zelo, o cuidado e o carinho que dedicamos às pessoas em Nome de Deus. Não precisaremos mais fazer perguntas quando assim estivermos agindo porque o próprio amor que vivermos será a resposta certa para as nossas dúvidas e inquietações.

“Ouve, ó Israel”, este é o apelo que o Senhor nos faz, hoje, quando tantas vozes se confundem ao nosso redor. Se entendermos isso, se escutarmos e colocarmos em prática os ensinamentos do Senhor vivenciaremos desde já o reino dos céus aqui na terra.

Deus abençoe você! FIQUE NA PAZ DE JESUS!

Um abraço fraterno, e que tenhamos um abençoado dia na graça do Senhor. Confie em Deus!

Humildemente, seu irmão na Fé, Flávio Eduardo.

Anúncios
Esse post foi publicado em Religião. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s