Liturgia Diária 16/07/18

Liturgia Diária 16/07/18

QUEREM SABER QUEM É A MÃE E OS IRMÃOS DE JESUS? JÁ SE OLHOU NO ESPELHO?
(áudio)
Zc 2,14-17 – Lc 1,46-47. 48-49. 50-51. 52-53. 54-55 (R.Cf.54b) – Mt 12,46-50

Bom dia. Me lembro que muitas vezes, quando ouvia esta passagem do Evangelho, sempre me causava estranheza a forma da resposta de Jesus:

“Quem é minha mãe e quem são meus irmãos”?

Eu pensava comigo:

“E isso é coisa que se fale, principalmente para a nossa mãe? Não concordo com isso não!”

Só que quando nós abrimos os nossos corações às coisas de Deus, perseverando em adentrar nos caminhos do Senhor, é que diante da sabedoria e discernimento da Fé, vindo do Espírito Santo, é que vamos compreender o que realmente Jesus quis dizer com isso. Você quer ver uma coisa:

— Você tem uma pessoa, homem ou mulher, e tem um sentimento tão grande por ela mesmo não sendo sua parente?

— Que não tenha nenhum laço sanguíneo?

Eu tenho pessoas assim, e creio que você também as tenha!

Não quer dizer que eu não ame o meu irmão, a minha irmã, meu pai, meus primos e tios, não é isso, mas a ligação que tenho com estas pessoas é tão grande, que transpassa o “sanguíneo”, que transpassa o “parentesco”.

— E onde foi que eu encontrei estas pessoas?

Algumas, eu por graça de Deus, encontrei no meu serviço, e não é apenas colega, é mais do que isso.

— Outras eu encontrei na caminhada de Igreja, na caminhada do Senhor.

Amar o meu pai (Celso), a minha mãe (Ana Lúcia), o meu irmão (Adriano) e minha irmã (Danielle), amar minha esposa (Ana Paula) e meu filho (Flávio Júnior) como todos aqueles que fazem parte da minha vida, é fácil. Isso não tem dificuldades. E olha que temos os nossos defeitos, e que são muitos, mas amá-los, é fácil sim.

Mas amar as pessoas que Deus coloca à minha frente para podermos caminhar juntos para levarmos a Boa Nova, isso é difícil. Por isso Jesus dá a resposta que deu. Ele não está desmerecendo, criticando ou desfazendo-se de sua mãe, Maria, e de seus parentes. Não! Ele está nos dizendo que todos nós somos chamados a ser seu irmão, a ser sua mãe, a ser seu parente, é só nos converter ao seu amor.

Eu fico admirado e agraciado quando tenho a oportunidade de fazer parte, no mínimo que seja, da vida de um seminarista, de um padre, de uma irmã, de uma consagrada, de um consagrado. Sabe meus irmãos e irmãs, a coragem deles de largar tudo para ajudar a quem não conhecem, ir para lugares e conhecer pessoas de todas as formas, de todos os cantos, sem saber como vão ser recebidos, eu vejo claramente Jesus, diante dos 72, enviando-os a messe de Evangelizar, de levar a Boa Nova. E olha, que eles, como eu e como você, também tem seus defeitos, tem as suas fraquezas.

Como nós temos que nos converter a todo dia, a toda hora, a todo momento, a conversão deles não pode ter descanso, pois, além de converterem a si mesmo, eles e elas devem com a sua palavra, com o seu exemplo, com o seu amor, ser luz também para nós.

Jesus nos faz este convite hoje, novamente:

Venha ser meu irmão, venha ser minha irmã, venha ser meu pai e minha mãe, venha fazer parte da minha vida, pois, se por um momento apenas, abrir o seu coração, ali estarei junto de Ti, para caminharmos juntos, vencermos juntos, lutarmos juntos.

Jesus está nos conscientizando de que, a exemplo de Maria, sua Mãe, eu e você, todos nós estamos sendo chamados a fazermos parte da Sua família, desde que, como ela, Maria, façamos a vontade do Pai.

Sabemos que Maria, desde a encarnação de Jesus até a Sua morte e ressurreição fez a vontade de Deus e soube confiar no Seu plano de Amor e Misericórdia. Ela é chamada de “corredentora”, exatamente por isso, pois contribuiu para que todo o projeto salvífico se realizasse.

E que fique para nós, fazer a vontade de Deus é, portanto, a condição que Jesus nos apresenta para que sejamos considerados membros da Sua família.

Lembre-se o que Ele nos disse:

“Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Além de Jesus nos convidar, Ele continua apontando para nós como assim o fez quando separou os Seus discípulos, pois, a vontade de Deus, é que todos nós, pelo Amor e pela Fé em Cristo Jesus, alcancemos a salvação e a vida eterna.

Se assim o fizermos, seremos todos nós, participantes da graça de filhos, de irmãos e irmãs. Devemos viver o nosso Batismo para que estejamos abertos a fazer tudo conforme Deus nos manda realizar.

Portanto, hoje, Jesus nos distingue como pessoas especiais, discípulos e discípulas dignos de ser chamados filhos de Deus Pai, tendo Maria como Mãe, pois Ele nos a entregou na Cruz, e seremos Seus irmãos e motivados pelo poder do Espírito Santo, a fazer a vontade do Pai.

Deus abençoe você! FIQUE NA PAZ DE JESUS!

Um abraço fraterno, e que tenhamos um abençoado dia na graça do Senhor.

Humildemente, seu irmão na Fé, Flávio Eduardo.

Deixe um comentário, mas, se possível, coloque seu nome e e-Mail.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.